Os minairons

Os minairons são seres fantásticos, muito, muito pequenos, que estão presentes na mitologia dos Pirineus, desde a Catalunha até o País Basco. Eles aparecem na erva-de-são joão, assim chamada porque floresce na noite do solstício de verão. Crescem em cavernas subterrâneas muito profundas, guardadas por gigantes e dragões que somente os deixam passar aa meia-noite de São João. Não é claro, no entanto, se o minairô sai da semente da erva, ou se é ele a própria semente.
A tradição explica que em um tubinho de agulhas de costura pode caber até centenas de minairons, de tão diminutos que são. A grande qualidade desses seres da mitologia popular dos Pirineus é a sua enorme capacidade de trabalho; dizem que foram eles que construíram várias pontes, menires, rios de cascalho, etc. nos Pirineus. Além de trabalhar tanto, os minairons são também excelentes conversadores, e adoram ficar batendo um papo com a gente.


Porém, nem tudo são flores para aqueles que têm a sorte de possuir um tubinho de minairons. Contaram-me que quando alguém destapa o canudinho de agulhas, eles saem gritando “O que é que vamos dizer? O que é que vamos fazer? O que é que vamos dizer? O que é que vamos fazer?”. E se você não lhes der serviço até a terceira vez em que repetirem a pergunta, eles simplesmente vão te matar. Muitos dos rios de cascalho nas encostas dos Pirineus foram obras feitas por esses duendes, pois alguém destapou o canudinho sem querer e, desesperado, mandou que eles juntassem todas as pedras da redondeza ao longo da encosta da montanha, só para lhes dar o que fazer.
Dizem que quem tem a sorte de conseguir um tubinho de minairons (e tem juízo suficiente para usá-lo como deve) está com a vida feita. Os invejosos atribuem a riqueza de algumas famílias ricas dos Pirineus ao fato de que algum dia elas foram donas de um tubinho desses.
Texto recolhido em:
https://ca.wikipedia.org/wiki/Minair%C3%B3
https://festafesta.cat/necessitem-un-canut-de-minairons/
https://lesmalesherbes.blogspot.com/2012/07/els-minairons-follets-pencaires.html
Imagens recolhidas em:
Els minairons

O homem dos narizes

O homem dos narizes é um personagem mitológico que possui tantos narizes quantos dias falta para acabar o ano. Quando o ano começa, ele tem 365 narizes, e a cada dia que passa vai perdendo um deles. É uma tradição viva na Catalunha, em Valência e nas Ilhas Baleares. Ele só pode ser visto no dia 31 de dezembro, dia em que tem apenas um nariz, como todo mundo. Portanto, neste dia, o Homem dos Narizes pode ser qualquer pessoa que esteja andando na rua.
A graça da lenda está em fazer com que as crianças imaginem um personagem estrambótico, com um monte de narizes na cara, e que vai perdendo eles um a um, até que no final do ano só tem um, como todos nós. A fim de aperfeiçoar a brincadeira, se diz para a criançada que ele foi visto ali perto e que, se correrem bastante, talvez consigam vê-lo. Nos povoados, se dizia que aparecia na igreja e devorava a pia de água benta.
Esta tradição, embora muito típica na cidade de Barcelona, também está presente em diversos povoados catalães, onde costuma passar por pequenas variações, ou regionalismos. Em muitos desses lugares se organizam festividades, quando a população caminha pelas ruas acompanhando um boneco de cabeça grande e nariz enorme.
Texto recolhido em:
https://ca.wikipedia.org/wiki/Home_dels_nassos
Imagem:
Ajuntament de Barcelona